Notícias

Fique por dentro das novidades da Conplant

Resumo do acontecido no XXII Curso

05/06/17

CONPLANT – Consultoria, Treinamento, Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola Ltda.

O XXII Curso de Manejo de Nutrientes em Cultivo Protegido (MNCP) foi realizado pela CONPLANT no período de 24 a 28 de abril de 2017 no Instituto Agronômico de Campinas (Campinas - SP), e reuniu cerca de 40 participantes de diversas regiões do Brasil. Nesta edição do curso destacamos a presença de um grupo de participantes vindos da Bolívia.

O objetivo do curso foi proporcionar aprendizagem sobre nutrição mineral de plantas, manejo do clima em cultivo protegido, demanda de água, escolha dos fertilizantes mais apropriados, cálculo e preparo de soluções nutritivas e manejo da fertirrigação por meio do monitoramento nutricional de plantas, solos e substratos.

As aulas foram ministradas ao longo da semana e visitas técnicas foram realizadas em algumas propriedades da região de Holambra - SP, atrelando teoria e prática.

Turma XXII

A avaliação do curso pelos participantes foi bastante positiva:

Avaliação Geral

Algumas opiniões dos participantes:

"O curso é muito bom, elucida muitos conceitos e mostra a aplicabilidade prática da nutrição mineral de plantas."

"O curso foi muito importante para mim, ajudou a reforçar meu conhecimento e aprendi coisas novas que eu não sabia."

"Ótimo curso! Abordam vários temas de forma didática e em visita complementa o conteúdo teórico."

"Muito boa distribuição dos temas. Atende pessoas com alto e baixo nível de conhecimento."

"Faltou uma lousa, para exemplificar e explanar os cálculos de solução nutritiva, parabéns para todos palestrantes, excelente curso."

3° encontro do MFG (Manejo Fisiológico do Greening)

05/06/17

CONPLANT – Consultoria, Treinamento, Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola Ltda.

O III Encontro sobre o Manejo Fisiológico do HLB ou “Greening” (MFG), organizado pela empresa CONPLANT, aconteceu no dia 6 de abril de 2017 em Limeira - SP. Estavam presentes aproximadamente 40 técnicos e produtores de citros. Destacam-se a presença de consultores do GCONCI (Grupo de Consultores em Citros), de produtores que já praticam o MFG e outros que vieram em busca de maiores informações sobre o assunto.

Ondino B.

A abertura do evento foi realizada pelo Dr. Ondino Cleante Bataglia, diretor da CONPLANT, quando ressaltou a importância do encontro e a possibilidade do contato direto com os produtores e técnicos compartilhando informações e experiências positivas, além da prestação de serviço de auxílio no MFG.

A primeira palestra foi ministrada pelo Dr. Camilo Lázaro Medina, consultor do GCONCI e sócio da CONPLANT. Dentre os assuntos abordados salientou as diferenças entre os programas nutricionais e o MFG. Os manejos tido como nutricionais, abordam aspecto restritos da interação da doença com a planta com resultados práticos menos expressivos. .

Já o MFG aborda o manejo desde dos aspectos relacionados aos desbalanços hormonais, aos aspectos de defesa naturais, da defesa das plantas, dos danos no sistema radicular até as interações com os estresses ambientais. Foi ressaltada a importância de ações múltiplas, integração com outras práticas de manejo e monitoramento frequente do pomar em busca dos melhores resultados.

Camilo M.

Destacou a importância da frequência e número de aplicações para o sucesso do MFG, pois há necessidade de estímulos fisiológicos diversos e constantes para o desenvolvimento da planta e redução dos impactos da doença além de promover um reforço nas defesas naturais da plantas.

A constância dos estímulos, aliada ao manejo de nutrição permitiram a manutenção da boa produtividade de muitos pomares de regiões altamente contaminadas com o HLB demonstrando os resultados em vários deles já com mais de 5 anos de tratamentos.

Destacou-se que hoje o MFG já atingiu mais de 12 mil hectares tratados, que aliados ao manejo do vetor e erradicação e renovação de plantas muito doentes, vem trazendo grandes benefícios aos citricultores, pois resultaram em maior longevidade, produtividade das plantas sintomáticas e assintomáticas, melhoria da qualidade do suco, redução da queda de frutos e da severidade e com alto retorno do capital investido.

Na segunda palestra, o Engº Agrº MSc Ricardo Silvério Machado relatou sobre algumas pesquisas conduzidas pela Conplant em parceria com empresas citrícolas, sendo eles:

  • Verificar o uso da poda drástica na recuperação de plantas sintomáticas.
  • Observar o efeito do protetor solar Chapéu® e do bioestimulante Promobel® associados na prevenção dos sintomas e na incidência do HLB e na produção;
  • Observar o efeito de adubação foliar (CONPLANT No 122016A – Nitrato de Potássio, Nitrato de Magnésio, Ácido Bórico e aditivo) em complemento ao MFG (Meriste® e Domine®) na melhora de tamanho e redução de queda de fruto em plantas com HLB.
  • No primeiro experimento a poda drástica, ou seja, o corte dos dos ramos da planta na altura de 1,2 metros e próximo as pernadas) feita no início do verão (a época é muito importante) combinada com o MFG (Meriste® e Domine®) foi superior à poda e às plantas não podadas e com HLB+, tanto no crescimento como na produção. Dentre os tratamentos com o MFG, houve destaque para os que tiveram o complemento com o Promobel® e principalmente com Biohumato®. Este experimento está em fase de conclusão, em que se realizará mais uma colheita para avaliar a produção deste ciclo.

    No experimento com o uso de Protetor Solar (Chapéu®), observou-se que a interação com o MFG (Meriste® e Domine®) proporcionou recuperação no aspecto da planta, não evoluindo os sintomas. Já em relação à produção, o melhor resultado foi obtido nas plantas que tinham apenas o MFG e o MFG + Promobel®. Foi realizada uma contagem de plantas novas com os sintomas em região com vizinhos com altíssima incidência da doença. Em todos os tratamentos que receberam o MFG, o aparecimento de novas plantas com sintomas do HLB foi cinco vezes menor o que foi altamente vantajoso para o pomar.

    Sobre o terceiro experimento foram apresentados resultados parciais, pois está em fase inicial, e dentre os resultados apresentados está a melhora do crescimento de frutos em plantas com HLB+ que receberam uma carga extra de fertilizantes via foliar e um número menor de frutos no chão. Tais avaliações serão feitas mensalmente até a colheita da produção.

    O Eng.º Agr.º Hamilton Rocha, presidente do GCONCI, apresentou as novidades da V conferência sobre o HLB, em Orlando (Flórida – EUA) e sobre as visitas nos pomares nesta viagem. As principais observações foram sobre o uso de antibióticos que não têm apresentado avaliações positivas, o programa nutricional realizado por eles e o tratamento com termoterapia. Este ultimo tem apresentado resultado relativamente bom, porém o custo é elevado. Foi comentada na palestra sobre novas variedades de porta-enxerto que apresentam tolerância a doença, mostrando potencial de se tornar um alicerce para a citricultura futuramente.

    Hamilton R.

    Alguns depoimentos foram feitos pelos produtores sobre o uso do MFG.

    O produtor Fábio Eltink, da região de Casa Branca – SP ressaltou o sucesso que vem obtendo com o sistema MFG. Ele tem realizado este manejo nos últimos cinco anos e comentou não ter observado evolução da doença em seus pomares. A produtividade tem se mantido muito boa e aumentando, mesmo em alguns talhões com mais de 15% de HLB quando iniciou os tratamentos em 2013.

    O Eng. Agr. Ernesto Luiz P. Almeida, consultor do GCONCI, relatou acréscimo de produção nos talhões com o uso do MFG (Meriste® e Domine®) e redução de plantas novas com sintomas de HLB, na região de Pratânia-SP.

    Outros convidados relataram satisfação com os resultados positivos obtidos em seus pomares onde foi adotado o sistema MFG. O produtor Geraldo Cesar Killer por não poder estar presente enviou um vídeo onde relata plena confiança nos procedimentos do MFG.

    Ao final do encontro tivemos a mesa redonda com todos os participantes do III Encontro debatendo sobre as palestras, tirando dúvidas e propondo sugestões.

    O MFG tem suporte em alguns produtos como Meriste® e Domine® já em uso no campo e outros em desenvolvimento. Os processos de formulação, embalagem e distribuição desses produtos depende de empresas com estruturas técnicas e comerciais competentes, e isso tem sido viável graças à parceria da CONPLANT com a ALLPLANT, a quem agradecemos pela cooperação na realização deste encontro.

    A CONPLANT sentiu-se imensamente honrada com a presença e apoio de todos os participantes. Em especial agradecemos aos que se dispuseram a apresentar os resultados conseguidos em suas propriedades e o interesse e preocupação de todos em manter a produção de citros com alta tecnologia, mesmo diante de desafios tão grandes como o HLB.

    Campinas, 26 de maio de 2017

    Equipe CONPLANT.

    XXIII Curso sobre Manejo de Nutrientes em Cultivo Protegido

    28/Ago a 01/Set (2017)

    A CONPLANT em parceria com o IAC promove o XXIII Curso sobre Manejo de Nutrientes em Cultivo Protegido visando oferecer aos participantes oportunidade de atualizar conhecimentos nesse importante segmento do agronegócio brasileiro.

    28/Ago a 01/Set 2017 - Instituto Agronômico (IAC)- Campinas/SP

    Foco do curso: O Programa visa oferecer aprendizagem sobre nutrição mineral das plantas, manejo do clima da estufa, demanda de água, escolha dos fertilizantes mais apropriados, cálculo e preparo de soluções nutritivas e manejo da fertirrigação por meio do monitoramento nutricional de plantas, solos e substratos.

    Esquema do Curso: O curso terá 40 horas de aulas teóricas, visitas e demonstrações práticas. Foi planejado para possibilitar interatividade e troca de experiência entre os participantes.

    Público alvo: Pessoal técnico de nível médio ou superior envolvido na produção de plantas em estufas.

    Vagas limitadas - 40 participantes

    Inscrições com desconto até 15/07/2017

    Mais informações:

    Elaine Abramides (Infobios)

    Tel: (19) 3243-0396 - PLANTÃO: (19) 9 8190-7711 (WhatsApp) E-mail: eabramides@terra.com.br Skype Infobibos

    Fabiana (Conplant)

    Tel: (19) 3249-2067 E-mail: conplant@conplant.com.br

    100% dos participantes indicam este curso. Clique aqui para se inscrever e faça parte dessa família! :)

    XXII Curso sobre Manejo de Nutrientes em Cultivo Protegido

    24/Abr a 28/Abr (2017)

    A CONPLANT em parceria com o IAC promove o XXII Curso sobre Manejo de Nutrientes em Cultivo Protegido visando oferecer aos participantes oportunidade de atualizar conhecimentos nesse importante segmento do agronegócio brasileiro.

    24 a 28 de abril de 2017 - Instituto Agronômico (IAC)- Campinas/SP

    Foco do curso: O Programa visa oferecer aprendizagem sobre nutrição mineral das plantas, manejo do clima da estufa, demanda de água, escolha dos fertilizantes mais apropriados, cálculo e preparo de soluções nutritivas e manejo da fertirrigação por meio do monitoramento nutricional de plantas, solos e substratos.

    Esquema do Curso: O curso terá 40 horas de aulas teóricas, visitas e demonstrações práticas. Foi planejado para possibilitar interatividade e troca de experiência entre os participantes.

    Público alvo: Pessoal técnico de nível médio ou superior envolvido na produção de plantas em estufas.

    Vagas limitadas - 40 participantes

    Inscrições com desconto até 31/03/2017

    100% dos participantes indicam este curso. Clique aqui para se inscrever e faça parte dessa família! :)

    Recomendação para o Manejo Fisiológico do HLB

    28/out/16

    Estamos no início do desenvolvimento dos frutos da nova safra em muitas áreas. Este período se caracteriza pelos frutos jovens de até 3 cm de diâmetro estarem em tamanho e forma comparável com os frutos sadios.

    Nesse período os vasos que transportam seiva ou nutrientes para esses frutos, embora já possuam a presença da bactéria, ainda possuem certa funcionalidade.

    É importante começar estes tratamentos neste período para manter esta funcionalidade e permitir o desenvolvimento dos frutos...

    Para download do arquivo na integra, clique no botão "Download" abaixo.

    Download

    Poda & HLB Congresso internacional de citros

    28/out/16

    O HLB prejudica o sistema vascular e raízes e reduzem a absorção e redistribuição dos nutrientes, afeta o balanço hídrico e hormonal e gradativamente reduz a produção e qualidade dos frutos.

    Resultados práticos e científicos tem demosntado que o uso de nutrientes foliares associados aos biorreguladores (Manejo Fisiológico) retardam o desenvolvimento da patologia e provem maior estanbilidade da produção em pomares com HLB como mostrado neste congresso na apresentação de poster (no 270)...

    Para download do arquivo na integra, clique no botão "Download" abaixo.

    Download

    Boletim técnico Conplant - 24-Out-2016

    28/out/16

    O congresso realizado no último mês de setembro foi muito bom e contou com a participação de cerca de mil pessoas de mais de 40 países. Toda a equipe organizadora está de parabéns, pela escolha do local, pela organização, programa e tudo mais. Todos os que participaram ficaram muito felizes com o Congresso.

    Como participantes do Congresso, achamos importante relatar que fizemos duas apresentações nos eventos científicos desse congresso, sendo uma na forma de pôster e outra oral, ambas apresentando os resultados das pesquisas com o Manejo Fisiológico do HLB (MFG)...

    Para download do arquivo na integra, clique no botão "Download" abaixo.

    Download